domingo, 28 de junho de 2009

Não se conforme!

“Meu caro Amigo:

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu  lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem Dialogo cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.” Agostinho da Silva

 

Bibliografia:

Silva, Agostinho da, «Sete cartas a um jovem filósofo», Textos e Ensaios Filosóficos, vol. I, Círculo de Leitores, p. 248

15 comentários:

Eu Mesma! disse...

Ora aqui está um excelente pensamento...
o de não nos conformarmos...

:)

Paulo Lontro disse...

No Youtube há muitas entrevistas / conversas deste Senhor.

Cada minuto que se investe a ouvi-lo é bem empregue.

Fico de boca aberta com a simplicidade das ideias e como elas são tão claras.

Se a Verdade for a conformidade do pensamento com a realidade, de facto, ao pensarmos pela nossa cabeça (a nossa realidade), e houver conformidade entre a nossa consciência e essa mesma realidade, então, falamos sempre a Verdade e é por ela que nos temos de bater.

Não nos devemos conformar com a verdade dos outros, só porque sim.

Se sentimos que estamos a falar a verdade devemos pôr em causa a verdade dos outros até que a nossa percepção da realidade do outro se transforme também na nossa realidade, só aí a nossa verdade pode mudar e isso significa aprender, crescer.

Storyteller disse...

Porquê conformarmo-nos se podemos fazer por sermos melhores?
Para irmos mais longe. Para nos superarmos a nós próprios.
Porque haverei de me satisfazer em ser mediana, se tenho capacidade para muito mais?
Por natureza, só muito reluntantemente me resigno.

JP disse...

EM!

E tu serás uma das que não se conformam.
Estou certo disso!!
Beijinhos :)



Bem-vindo, caro PL!

A primeira vez que vi algo sobre o Prof. Agostinho da Silva foi numa montra de livros num cinema, o local menos esperado. O Prof. era uma pessoa simples em tudo, daí a sua clareza.
Apesar de se ter radicado no Brasil por causa da PIDE, chegou a trocar missivas com o Prof. António Oliveira Salazar. A abertura do Prof. ao ambiente que o rodeava era do tamanho do mundo.
Apreciei imenso o seu último parágrafo, mas não é fácil alcançá-la. Por vezes temos essa percepção mas, por um motivo qualquer, falta-nos a tão indispensável abertura ao «Outro».
Um abraço



Story!
Que bom sabê-lo.
Não pares, nunca!!
Beijinhos :)

Joaninha disse...

Eu gosto muito do Agostinho, Ó homem iluminado ele!

beijos

JP disse...

Joaninha!
Sem dúvida, um dos maiores pensadores portugueses do século XX.
Beijinhos :)

as velas ardem ate ao fim disse...

O pensamento é excelente.Gostava de conseguir.

bjo

Storyteller disse...

Deixaste de escrever no teu blog?
Porquê?
Volta! Volta! Volta!!!

Anónimo disse...

Olá!!

Pois muito bem, eu sou várias vezes intitulada por aquela que nunca está bem, que nunca se conforma por isso procuro sempre alternativas!!!

Sou aquilo a que se chama insatisfeita por natureza!

Bjs e a Storyteller tem razão VOLTA!

Storyteller disse...

Já há alguém que me apoia!!!
Por isso: VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA!VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA!VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA!VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA! VOLTA!

JP disse...

Olá Velinha! :)
É claro que sim, está ao teu alcance, ao alcance de todos.
Beijinhos

JP disse...

Story,
Deixei de escrever no blogue porque desejava descansar de pessoas como tu. ;)
Beijos

JP disse...

Chocolate Doce,
I’m back!
:)

Storyteller disse...

Fiquei triste...
:(

JP disse...

Story, terei que calçar novamente as galochas?
:)