quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cecotrofagia

Coelho (Oryctolagus cuniculus) - “Durante a noite os coelhos têm o hábito de ingerir cecotrofos directamente do ânus. A prática permite que aproveitem nutrientes que não foram digeridos no estômago, provenientes da fermentação do alimento no ceco.” (fonte: Criar e Plantar)

Lebre Europeia (Lepus europaeus) – Como os coelhos, as lebres comem as suas próprias fezes após a 1ª defecação para aproveitar as proteínas e as bactérias geradas pela 1ª digestão recuperando a vitamina B, elaborada pelas bactérias de cólon, fenómeno a que se dá o nome de Cecotrofagia.” (fonte: Brasil-Treff)

Então!!! Até quando vão continuar a comer estes mamíferos lagomorfos?????

Foto: Wild About Britain

27 comentários:

Storyteller disse...

Felizmente que há anos não como coelho! Nem lebre!
São fofinhos demais...
Ok, também têm doenças, mas são fofinhos na mesma!
Os leitões também são fofinhos. E também não como leitão.
Nem cabrito. Nem borrego. Nem vitela.
Nem patinhos.
Adoro bichinhos pequeninos e fofinhos. E que dê para fazer festinhas!
E todos fora do prato!

Abobrinha disse...

Não sei se isto faz de mim tarada, mas será que as coelhinhas da Playboy também têm esse hábito repugnante?

A cunicultura é um mundo!

Ana disse...

Ora aí estão uns bichinhos bem poupadinhos! Não desperdiçam nada! E por mim podem continuar a comer o que quiserem, porque eu nem lhes toco!

(mas deste-me uma excelente ideia para pôr a minha patroa maldiposta quando ela estiver a almoçar coelho, o que acontece para aí umas 2 vezes por semana!)

Pétala disse...

É nestas alturas que eu prefiro ficar na ignorância!!!

Abobrinha no seu melhor!!!

Beijinhos para os dois

JP disse...

Story!
O cabrito, o borrego e a vitela de fofinhos não têm nada.
Já alguma vez levaste com algum deles no rabiosque?
Pois é! Bem me parecia... no teu caso não se perdia nada. :)
Beijos

JP disse...

Abo!
Até perdi o apetite... :(
Só de pensar nisso virei abstinente.
Beijinhos, sua doida
;)

JP disse...

Bem-vinda, Ana!!
Por acaso ou talvez não, no coelho também não toco, vingo-me nas vacas e nas galinhas. :)
Nos dias que correm não vale a pena incomodar a patroa por causa dos cecotrofos.
Beijinhos :)

JP disse...

Pétala,
Ainda apoias a Abo?
Que mau gosto. ;))
Um beijinho
:)

Storyteller disse...

Humpf!!!
Amuei!
Vou ali para o meu cantinho...
Humpf!

Eu Mesma! disse...

Mas voces estão todos loucos?????

Eu ca sou carnivora o que implica que sim... como coelho, borrego, vaca e similares...

algo contra?

hoje estou com mau feitio....
passem do meu lado e percebem logo!

JP disse...

Nada disso Story!
Gosto de ver pessoas felizes, tu não foste feita para ficar a “humfar” num cantinho bem paradinha.
Vai!!
Pula, salta, esperneia e grita à vontade, isto aqui é uma espécie de Jardim Infantil para gente desenvolvida.
Beijos mexidos
;)

JP disse...

EM!
Não conhecia essa teu lado negro e carnívoro.
À parte de borrego, cabrito e coelho marcha tudo muito bem.
Essa máquina de lavar precisa dumas dentadas bem dadas.
Beijos :)

Storyteller disse...

Que bom!!!
Queres vir andar de escorrega comigo'
Mas só se não me empurrares...

Eu Mesma! disse...

beijos JP e...

carne!!!!!!!!!!!

JP disse...

LOLLLLLL
Story, as tuas pipoquinhas deverão portar-se melhor que tu.
lol

JP disse...

A EM! passou-se!!!
;)))

Storyteller disse...

Não duvides...
A maluca cá do sítio sou eu e só eu!

VCosta disse...

Eu como coelho e continuarei a comer...
A comida é como uma relação, se formos a ligar aos pequenos pormenores, passamos a vida cheios de fome!!! hehehe
Abraço!

JP disse...

Ena! Ena!
Afinal o VCosta é um filósofo e não contava nada à malta. :)
Um abração!!

Pétala disse...

A Eu mesma agora parecia o leão do Madagáscar!!!

BJ

JP disse...

:)))

Tens razão Pétala,
não sei é se o leão terá a mesma opinião. ;)
Beijos

Bruxinha disse...

Eu não consigo comer coelhos :)

JP disse...

Olá Bruxinha,
Então junta-te ao clube, eu também não como coelho. :)
E sê bem-vinda.
Beijinhos :)

Joaninha disse...

Por acaso não gosto dessa bicharada saltitante...A carne é meia doce, porque será?...KANOJO!

beijos

JP disse...

Joaninha!
Carne meia doce!? Ora aí está a explicação... loll
beijos

Anónimo disse...

seu ignorante, primeiro cecotrofago não é fezes e sim produto da fermentação cecal do animal, e simplesmente isso não é nojento, ele apenas tem mais capacidade do que você em aproveitar os alimentos ingeridos... vai estudar primeiro antes de falar besteira...

JP disse...

sr. anónimo, farei chegar o seu depoimento ao autor da frase e do sítio de onde retirei a afirmação que tanto contesta... ao Sr. Alexander
do sítio Brasil-treff.