terça-feira, 30 de março de 2010

FAZER 99 ANOS

Raios partam a minha cabecinha!

Hoje que deveria estar feliz da vida, sinto uma tristeza vinda de não sei de onde... algo me incomoda. Tal como uma nuvem que tenta esconder o sol...

Para Ti... Mãe do meu Pai... que também me criaste e formaste... dedico este poema. Merecias mais... os teus 99 anos mereciam mais... mas saber que não estás bem incomoda-me... e muito.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO NATALÍCIO!!!

Do teu neto vai... um beijo do tamanho do mundo!!!

 

FAZER ANOS

Fazer anos, vede vocês
Viver enganos... que insensatez!

Ver vir a morte, cruel e dura,
Cantar a sorte... grande loucura!

Morrer aos poucos, pomposamente,
É só p’ra loucos... p’ra algum demente!

Festejar anos, pr’a quê, senhores?
Viver enganos, enganadores.

Dai graças antes ao Bom Senhor,
Pedi somente bênçãos d’amor.

Que vos conserve um ano mais
E vos preserve, pobres mortais,

Que tudo aquilo que nesta vida
Pode afligir, causar ferida.

Festejar anos... oh! Não queirais
Viver enganos, nunca, jamais!

A. Alves de Campos

Bibliografia:
Campos, António Alves de, «Fazer Anos», Poesias - Sonhos Meus, Lisboa, 2001, p. 9

 

14 comentários:

Rui disse...

Ó JP, deves-te sentir é muito feliz por ainda teres uma avó, ... e com 99 anos !!!

É curioso que, em tempos estavam a entrevistar na TV "aquele" cientista português (Pai do n/ foguetão) parecido com o Pavarotti, de que não me lembro o nome agora e lhe estavam a perguntar: "para si, qual foi a maior invenção do Sec. XX ?
Resposta imediata : "Os Avós" !

Se pensarmos bem nos porquês (e são muitos),... é evidente !

Dá-lhe um Abraço por mim !
.

LBJ disse...

99 anos é uma idade extraordinária, compreendo o teu misto de sentimentos e não vale a pena estar aqui com eufemísmos, deixo-te um desejo sincero de estarmos aqui de novo dentro de um ano com mais razões para festejar.

Abraço

Coraline disse...

99 anos :-)
Parabéns á tua avó .... Devias estar feliz sim....hoje especialmente :-)
Gostei do poema :-)
Beijinhosssssssssss

Storyteller disse...

Um grande beijo de parabéns para a tua Avó e um beijinho apertado para ti!

Daqui a um ano voltamos aqui para fazer piadas com o número 100, ok?

:D

Eu Mesma! disse...

beijinhos grandes aos 99 anos e sim... para o ano serão os 100 :)

Abobrinha disse...

Parabéns à avó! E as melhoras, para estar fresca para os 100 anos!

JP disse...

Olá Rui,
Claro que me sinto feliz pelo aniversário. :-)
Podes estar certo que lhe enviei o teu abraço... na altura afirmou “de quem?” :-))
Salvo erro... esse cientista português é o Eng. Carvalho Rodrigues. Esse homem é um prato e dá um enorme gosto ouvi-lo... tem mil e uma histórias para contar.
Obrigado! :-)
Abraço

JP disse...

A ver vamos LBJ...
com um pouquinho mais de força e talvez lá chegue... e se assim for cá estaremos para festejar. :-)
O meu obrigado!
Abraço

JP disse...

Cora :-)
Obrigado!! Estou feliz, claro que sim. É pura felicidade... até porque prevejo estar com ela. :-)
Gostaste do poema? Que bom! :-)
Eu gosto muito... tal como gosto do autor. Velhinho mas ainda consegue cascar-me. ;-)
Beijinhosss

JP disse...

Story LOL
Se fores tu a contar as piadas aceito... até lá, vai acumulando. ;-)
Obrigado pelos parabéns e pelos beijos... confirma-se que andas muito beijoqueira. Faz bem à alma não faz? :-)
Beijocas

JP disse...

Obrigado... querida EM!
Esperemos que sim... seria uma enorme alegria.
Espero que lhe sigas o exemplo e também lá chegues. ;-)
Beijitos

JP disse...

Obrigado Abo! :-)
O corpo precisa de melhorar quanto à cabeça... está lúcida demais para o meu gosto. LOL
Hoje puxou-me as orelhas. :-))
Beijinhos

Abobrinha disse...

Se te puxou as orelhas é porque mereceste!

JP disse...

Eu? Merecer?
Sou um santo, uma jóia de pessoa... mereço lá tal coisa. ;-)
Um beijinho :-)